segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Universidade Federal de Viçosa ( UFV) participa de campanha mundial de prevenção contra câncer de mama

Durante o mês de outubro, o prédio da reitoria e as quatro pilastras do campus Viçosa da UFV vão ganhar nova cor. Eles serão iluminados de rosa para chamar a atenção para uma campanha de prevenção contra o câncer de mama: o Outubro Rosa. O objetivo é lembrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce para aumentar as chances de cura da doença.
 
Na UFV, a campanha começa nesta segunda-feira (1), com a marcação de consultas na Divisão de Saúde da UFV (DSA). Elas serão agendadas no Setor de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, pelo telefone 3899-2342, para os dias 8, 11, 22 ou 29 de outubro. Poderão participar alunas, professoras e técnicas administrativas da UFV (ativas e aposentadas) e suas dependentes, além de funcionárias do Agros.
Todas as mulheres serão examinadas pela médica da DSA, a mastologista Maria Inês Menescal Fabrício – coordenadora da Campanha na UFV -, e se houver necessidade farão mamografia e/ou ultrassonografia mamária. As usuárias do Agros que tiverem que realizar estes exames serão isentas do valor de coparticipação.
 

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, por meio da Divisão de Saúde, e do Agros – Instituto UFV de Seguridade Social, cuja fachada ganhará um laço de fita rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.
Esta é a segunda vez que a Universidade adere à campanha, criada nos Estados Unidos, na década de 1990, que prevê um conjunto de ações em todo o mundo. No Brasil, ela chegou em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Ano passado, cerca de 300 mulheres foram atendidas na Divisão de Saúde. A expectativa para a campanha de 2012 é a de que este número seja maior.
Câncer de MamaO câncer de mama é o tipo de neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, especialmente acima dos 40 anos. No Brasil, são cerca de 50 mil novos casos a cada ano. Mais informações sobre o assunto podem ser lidas em: http://www.femama.org.br/novo/cancer-mama.php?menu=can
 
Fonte: www.ufv.br